Diego Forlán seria o reforço ‘bomba atômica’. Entre clube e jogador já estaria tudo acertado**
[IMG]http://www.universotricolor.com/wp-content/uploads/2010/07/diego-forlan_92381.jpg[/IMG]
Já está correndo há alguns dias o forte comentário sobre a vinda de Diego Forlan para o São Paulo.
O jogador sempre foi um sonho do Morumbi. O problema é o custo. Mesmo assim, empolgados com a repercussão da vinda de Luis Fabiano e o que isso provocou na torcida e no time, a diretoria resolveu encarar a briga.
De tal maneira que nesta semana o diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes deixou escapar que vem aí um reforço com DNA tricolor. Essa informação levou muitos a crer se tratar de Diego Forlan pois seu pai Pablo Forlan jogou pelo São Paulo no início da década de 70.
(Pablo) Forlan conquistou a torcida não só pelos títulos mas também pela raça uruguaia demonstrada na lateral direita do São Paulo. O uruguaio Forlan recentemente esteve com o presidente Juvenal Juvêncio. Ambos conversaram sobre essa possibilidade abertamente. Juvenal deixou as portas do Morumbi abertas ao filho de Pablo que ficou incumbido de costurar o acordo.
Há um fator mais do que genético nesta história. Sua irmã Alejandra tem um sério problema de saúde e o jogador, muito apegado, não quer continuar jogando na Europa, no Atlético de Madri.
Diego vem fazendo sucesso e é muito querido na Espanha. Mas esse detalhe da irmã tem pesado bastante. E se agravou nos últimos meses.
Escolhido como melhor jogador da Copa do Mundo da África, Forlan se tornou muito valorizado mas o coração está pedindo pra voltar. Com a vida financeira resolvida, o jogador poderia atuar por um clube brasileiro, não ficando muito abaixo do patamar europeu.
Em virtude disso, em contato com um membro da diretoria, o mesmo confirmou: é Diego quem vem em agosto. A expectativa é lotar o Morumbi de novo.
Pelo que essa fonte me revelou, a parte financeira entre São Paulo e Diego já está resolvida. O problema é que o Atlético quer parte de algum jogador do São Paulo. A diretoria tenta tirar Lucas desta lista.
Uma coisa que pesa a favor do São Paulo é que o tricolor tem bom relacionamento com a diretoria do Atlético de Madri sempre muito grata por livrar o time espanhol do atual futebol de Cleber Santana.
fonte: www.portalricardoleite.com.br (Ricardo Leite, da rádio Tupi)
COMENTÁRIO:
Não há dúvidas de que seria fantástico ter Forlán vestindo a camisa tricolor. Imaginava-se que isso aconteceria apenas no fim de sua carreira, mas pelo que informou Ricardo Leite, esse sonho poderia se realizar em um curto prazo, com o atleta ainda em uma idade bastante competitiva (apenas 32 anos).
O problema é o Atlético de Madrid. Em janeiro, por exemplo, o Real Madrid fez proposta pelo jogador (que tem contrato com o clube espanhol até junho de 2013), e não teve êxito.
Para piorar, a multa rescisória é de 35 milhões de euros, valor totalmente fora de alcance. Isso sem contar o salário mensal de R$ 750 mil. Portanto, em condições normais, seria inviável sua contratação.
No entanto, Leite fala em problemas de saúde da irmã de Forlán, que o levariam a regressar para a América do Sul. Este é um fator atípico capaz de tornar a situação menos impossível – tanto que o texto afirma que entre o jogador e o São Paulo já estaria tudo resolvido.
Assim, restaria, em tese, a contrapartida do tricolor. Hoje o jogador da base de maior destaque é, sem dúvida, o garoto Lucas, do qual o clube detém 80% dos direitos (se não for negociado no meio do ano, esse valor cai para 70%). Até que ponto valeria a pena abrir mão dos direitos (ou de parte deles) da maior promessa do clube, com multa de 80 milhões de euros?
No início da temporada, Ricardo Leite comentou a possibilidade de contratação de Forlán, mas na ocasião mencionou que a contrapartida tricolor seria a cessão de Dagoberto (que custou R$ 5 milhões ao SPFC), mais metade dos direitos de um dos atletas da base que atuou na seleção sub-20.
Enfim, se a notícia for procedente, sem dúvida, seria extraordinário. Trata-se de um atleta de prestígio (foi o melhor jogador da Copa de 2010) e de notável talento (não é a toa que José Mourinho pediu sua contratação, mesmo tendo excelente elenco em mãos). Forlán, sem dúvida alguma, traria retorno dentro e fora de campo para o clube.
Siga o blog no twitter: @blogdonavarro_
*Atualização: JPJL, a respeito da tal ‘bomba atômica’, deu a entender que não seria Diego Forlan: ”Lugano e Kaká teriam mais repercussão. Acredito que voltem em alguns anos. Eles ainda têm muito a receber no futebol europeu. O mesmo digo de Forlán.” (Folha SP)
**Atualização 2: Paulo Pontes, da JP, o mesmo que informou as negociações do clube com a Telefonica para cobrir o Morumbi, também noticiou as negociações com Forlan : “A informação mais consistente que obtive é que não se trata do zagueiro (Lugano), mas de outro uruguaio: Diego Forlan. As negociações estariam avançadas, apesar de não estarem fechadas, e sua chegada seria para o meio do ano.”
Vayan alquilando balcones para el Brasileirao que se viene. Si se concreta lo de Forlán, tremenda delantera la de San Pablo, lo juntaría con Lucas y Luis Fabiano. Nunca más un argentino gana la Libertadores si los brasucas siguen reforzando sus equipos a este ritmo.